quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NETWORKING


Em algum momento da carreira é comum o profissional querer mudar de emprego, ir para outra área ou se movimentar profissionalmente. Nesse momento, é essencial ter uma boa rede de contatos ou, em inglês, networking.
Uma boa rede de contatos é aquela em que as pessoas conhecem o profissional, sabem o que ele faz bem profissionalmente e, o mais importante, que estas pessoas possam ter influência em seu crescimento.
Pensando nisso, resolvi pesquisar algumas informações sobre o famoso "Networking", vamos lá!
O que é?
Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.
A palavra é a união dos termos em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.
Por exemplo: existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos.
Network é uma troca. Se você quer extrair valor da sua rede de network precisa também oferecer valor a esta rede de contatos.
Networking é uma ação contínua que deve ser feita sempre, não somente nos momentos difíceis da sua carreira. Aliás os momentos difíceis são aqueles quando você vai “resgatar” um pouco do valor “depositado” em sua rede de relacionamentos.

Por que criar uma rede de contatos?
•Maximizar sua eficácia no networking face a face.
•Tirar o máximo proveito das oportunidades de networking on-line, inclusive via LinkedIn, Facebook e Twitter.
•Blogar para aumentar sua credibilidade, visibilidade e marca pessoal.
•Causar uma primeira impressão positiva.
•Criar um clima de empatia e afinidade e travar uma conversa produtiva com as pessoas que conhecer. 
•Estabelecer contatos em um ambiente desconhecido.
•Criar sua própria comunidade.
•Vencer as barreiras culturais.
•Ser bem-sucedido na criação de uma estratégia integrada de networking.
•Arrumar tempo para tudo isso mesmo sendo um profissional, muito ocupado.

Como fazer?
Seguem algumas dicas e sugestões para cultivar e manter um bom networking de qualidade:

  • Selecione os contatos: Procure manter contato com pessoas que sejam realmente relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Não deixe de fazer colegas e amigos. No entanto, esqueça aquele colega de curso que pediu seu e-mail apenas para enviar piadas e correntes. Ele não quer nada mais do que ser popular.


  • Esteja visível: Ser encontrado é uma forma fácil de ser lembrado. Portanto, ressalto aqui novamente a importância da reputação on-line. Ter um blog ou um perfil no LinkedIn é muito importante também para o networking. Hoje é muito comum a troca de e-mails em cursos e eventos, para isso tenha um cartão de visita em mãos para facilitar.


  • Organize sua rede: Ter seus contatos espalhados gera confusão e pode causar embaraços. Por isso, mantenha os dados das pessoas que você conhece em um único lugar. No celular ou no computador, não importa. O que interessa é que esses dados precisam ser facilmente acessados e atualizados.


  • Seja sincero: Manter uma aparência é algo muito difícil e requer muito jogo de cintura. A melhor coisa a se fazer em contatos pessoais ou on-line é ser sincero. Você não sabe quando será a próxima vez que vai entrar em contato com aquela pessoa e muito menos quem são os contatos dela, por isso mentir pode ser um risco muito grande de ter seu filme queimado em uma rede.


  • Não fale demais, mas fale: As pessoas, em geral, não gostam daqueles que tomam contam das conversas e falam de tudo e por todos. Em uma roda de desconhecidos, fale o necessário para ser notato e para que seu conhecimento seja visto. Esqueça a timidez e o medo de errar.

  • Jamais fale mal dos outros: Seja na internet ou pessoalmente, evite ao máximo falar mal de outras pessoas. Nem todos pensamos da mesma forma e obter desafetos é prejucicial para o networking.


Aplicando esses princícios e contando com a sorte, você certamente estruturará com o tempo uma boa rede de relaciomentos. Networking requer tempo e é uma estratégia de carreira. Lembre-se que ter poucos contatos não é sinônimo de networking ruim.

Confira abaixo as dicas do especialista em networking, Fabrício Barbirato, sobre erros e acertos na hora de fazer uma rede de contatos.
Erros:
1. Achar que ser conhecido é ter networking. Networking é quando as pessoas conhecem você e sabem no que você é bom profissionalmente.
2. Só usar o networking quando precisa. O mercado muda muito rápido e, por isso, é importante estabelecer contatos trimestrais ou semestrais com a sua rede profissional.
3. Fazer networking com pessoas com cargo abaixo do seu. Conhecer pessoas profissionalmente é sempre importante, mas ter networking é quando estas pessoas têm relevância na área em que você atua, seja para te indicar ou contratar.
4. Ter vergonha de fazer networking. Cada um de nós tem apenas dois ou três talentos. Por isso, não é errado falar daquilo que você é bom.
5. Não entender que a sua carreira depende de conhecimento técnico e de empregabilidade.
Além de conquistar bons contatos e saber se apresentar como um bom profissional, é importante cuidar da carreira. O mercado vai afunilando à medida em que crescemos profissionalmente.

Acertos:
1. Frequentar cursos, palestras, congressos. É importante frequentar ambientes em que as pessoas da sua área também fazem parte. É necessário apenas se apresentar em breves palavras e ter sempre um cartão de visitas.
2. Criar e manter contatos em duas vias. Da mesma forma que você precisa de contatos relevantes, também é importante ser o contato dos outros. Ajudar alguém quando for solicitado é primordial.
3.  Ser conhecido em sua própria empresa. O melhor caminho para você ter uma boa rede é ser conhecido em sua empresa, mesmo que por pessoas de setores diferentes.
4. Cada mudança de emprego ou promoção deve ser comunicada. É muito importante comunicar às pessoas cada conquista profissional, pois elas percebem que você tem proatividade e busca novos desafios.
5. Tenha um plano de carreira estruturado anualmente. Verifique a cada semestre como tem percorrido o caminho traçado. No início de cada ano, avalie se você realizou o que havia projetado no ano anterior. Corrija as falhas e estipule sempre metas mais ousadas.
Como usar o networkComo você pode ver, criar um network e mantê-lo não é difícil. O maior problema costuma ser o fato de as pessoas só pensarem em networking no momento em que precisam de ajuda. Nesta situação, superar a timidez ou embaraço de admitir que esta desempregado fica muito mais difícil.

Se este for o seu caso, não pense que estará competindo com as mesmas pessoas com as quais vai estar compartilhando informações. Não é verdade. Há poucas chances de você estar concorrendo ao mesmo emprego, na mesma indústria ou na mesma empresa que outra pessoa de seu círculo de contatos.

Não se sinta constrangido em pedir ajuda, afinal networking é uma prática comum e você não está pedindo favores. Você está pedindo - e oferecendo - ajuda a várias pessoas de seu relacionamento, que certamente ficarão felizes em poder ajudá-lo.

Muito bem, você conseguiu superar a timidez, conversou com a pessoa mas não sabe como puxar o assunto? Que tal:
· "Eu gostaria de ficar com o seu cartão e aproveitar para lhe dar o meu, juntamente com meu currículo...”· "Você poderia sugerir alguma empresa em seu segmento que eu pudesse contatar?”· "Eu gostaria de poder dar mais detalhes sobre minha experiência. Posso convidá-lo para um café na próxima semana?”

Estar desempregado deixou há muito tempo de significar fracasso ou falta de competência. A economia desacelerou, as regras de mercado mudaram você perdeu seu emprego e está procurando por outro. Diferente da geração de nossos pais, você provavelmente já trabalhou para várias empresas e ainda vai trabalhar para outras tantas antes de se aposentar.

Mesmo que networking seja algo novo para você, pense nisso como uma nova habilidade que você estará desenvolvendo. E da qual você não vai poder escapar, se quiser ser bem sucedido profissionalmente. Assuma o controle de sua carreira e orgulhe-se de seus esforços para manter e aprimorar sua história profissional.
- Fontes: 
Wikipédia
Revista Exame
http://www.minhacarreira.com
http://g1.globo.com/jornal-hoje
http://www.futurosobmedida.com.br/

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